A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou, na última sexta-feira, 31, no Anfiteatro Professor Leide Morais, a palestra Comunicação de más notícias. O evento foi promovido para enfatizar a importância do preparo do profissional em reportar notícias delicadas aos familiares e amigos de pacientes.
Além do conhecimento teórico, os presentes puderam partilhar experiências em diferentes situações enfrentadas no dia a dia e vivenciar algumas dinâmicas, das quais uma encenação envolvendo um caso de má notícia.
A palestra foi ministrada pelo médico e professor Aécio Flávio Teixeira de Gois, especialista em comunicação de más notícias e coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em 2018, o professor esteve na MEJC pela primeira vez para tratar sobre a temática, que teve grande repercussão entre os profissionais.
O enfoque na empatia e nas técnicas para reportar uma notícia delicada estão em consonância com as diretrizes do programa HumanizaSUS, por exemplo.
Mesmo sendo algo com que os profissionais de saúde precisam lidar corriqueiramente, o professor Aécio Flávio destaca a necessidade de aprofundar os conhecimentos acerca da temática.
Segundo ele, “é fundamental entender que, além da técnica, é preciso ter empatia na hora de comunicar um caso clínico complicado. Quem recebe a notícia nunca esquecerá como foi feita a comunicação”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário