quarta-feira, 4 de março de 2009

ATÉ AGORA A PREVISÃO DE BRISTOT ESTA CORRETA

A previsão do meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, feita em recente conferência na câmara municipal de Jardim do Seridó, está se materializando. O inverno está chegando ao seridó e tem chovido desde o dia 1º de março com boa intensidade, já utrapassando os 240 milímentos. Em Jardim do Seridó já choveu cerca de 180 milímetros. As chuvas são precedidas de trovoadas ( relâmpagos e trovões ) e sempre acontecem a tarde. Quem adentra pela região do seridó sente a mudança climática, a vegetação verde, a babuge florescendo e os riachos com água.

Em Jardim os dois grandes açúdes – Zangarelhas e Barragem das Traíras – tomaram água, apesar de longe de sangrar, o que deve acontecer se o inverno continuar por todo mês de março e abril como se espera. Bristot disse a este blog que o ano de 2009 será de regular a bom com algumas áreas do seridó chovendo mais do que outras.

Em Currais Novos três médios açudes já sangraram – como da Cruz e o de Mulungú – esses açúdes tem mais de 4 milhões de metros cúbicos cada um. O dourado que abastece Currais Novos quando sangrar ficará com 12 milhões e 136 mil metros cúbicos.

Gilmar Bristot desse ainda que nesses próximos dois meses haveriam alguns veranicos – pausa das chuvas com a chegada do sol, que é bom para a lavoura.

Em Jardim do Seridó ainda não se sentiu grandes estragos da invernada a não ser burracos nas estradas vicinais e na rua Dr. Fernandes, em frente a Medeiros e Cia, coincidentemente um cano da tubulação da caern que rompeu, com a chuva fazendo o calçamento levantar.


Os agricultores já estão plantando e quem trafega de Currais Novos a Serra Negra pela BR 427, passando por Jardim, sente o cheiro bom do inverno e o verde que é um lenitivo para os olhos.


Parabéns a Bristot. Ate agora a previsão de bom inverno esta batendo. Queira Deus que assim seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário