Em Barnaul, uma cidade siberiana com cerca de 650.000 habitantes, que fica a mais ou menos 2.900 quilômetros de Moscou, parece ter interesse em eleger Barsik, um gato siamês, como seu próximo prefeito.
Uma pesquisa feita com os moradores da cidade procurou investigar a preferência política da maioria para o cargo de prefeito. Além do gato, seis candidatos oficiais podiam ser assinalados na pesquisa, mas o felino teve mais do que 90% dos votos.
A cidade siberiana que fica a leste de Moscou elegerá um novo representante na próxima semana, quando uma comissão composta pelo conselho municipal e o governo regional apontará um vencedor dentre os seis candidatos.
Aparentemente, nenhum destes candidatos conquistou o coração dos moradores de Barnaul. Uma pesquisa informal revelou que, caso as opções fossem os seis candidatos oficiais e um gato siamês chamado Barsik, mais de 90% dos moradores prefeririam Barsik no poder.
O gato chamou a atenção da mídia russa nos últimos dias. Ainda assim, alguns políticos locais entendem que a mensagem por trás disso tudo é muito séria.
Barnaul, como muitas cidades russas, anda afogada na corrupção.
“Através de Barsik, os moradores de Barnaul enviaram uma mensagem poderosa para seus representantes”, disse o representante regional Alexander Karlin.
“Dá para ver que o povo da cidade não tem absolutamente nenhuma confiança em qualquer um dos candidatos”, disse o oficial local do Partido Comunista, Ivan Karpov.
AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário