A Fortaleza dos Reis Magos, marco inicial da cidade de Natal, poderá voltar a ser responsabilidade do governo estadual, por meio da Fundação José Augusto, o que contribuirá para sua reabertura.
Esse foi um dos pontos acertados nesta terça-feira, durante reunião com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a presidenta do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Jurema de Souza Machado, o diretor-geral da Fundação, Crispiniano Neto e o poeta João Santana, representante da Rede Brasil de Cordel e Repente.
Tanto o ministro como a presidenta do Iphan se disseram favoráveis à mudança da gestão para a Fundação José Augusto.
Agora, só falta o acerto dos detalhes com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que tem a titularidade do imóvel. O IPHAN já dispõe de um completo projeto de restauração e reestruturação do monumento.
Também ficaram acertadas formas de se garantir a continuidade dos Pontos de Cultura, do Programa Cultura Viva.
O Rio Grande do Norte poderá ganhar ainda mais Centros Multiusos de Cultura, que contam com bibliotecas, cineteatros, laboratório multimídias, e até quadras de esportes.
A senadora Fátima Bezerra chamou a atenção para a necessidade de o Rio Grande do Norte ser contemplado com pelo menos doze estruturas desse tipo, em cidades de diferentes regiões, carentes de equipamentos culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário