quinta-feira, 17 de março de 2016

Moro mandou suspender escuta de Lula antes do último telefonema para Dilma

O juiz Sergio Moro pediu a interrupção das escutas telefônicas por parte da Polícia Federal contra Luis Inácio Lula da Silva às 11h12m dessa quarta-feira. 

O pedido foi feito duas horas antes do ex-presidente conversar com Dilma Rousseff pelo telefone às 13h32m. ‘Assim, determino a sua interrupção. Ciência à autoridade policial com urgência, inclusive por telefone’, afirmou Moro. 

A Polícia Federal deu ciência ao pedido às 12h43m. O áudio com a gravação da conversa entre Dilma e Lula foi inserido no inquérito às 15h37m. O juiz Sérgio Moro decidiu liberar o sigilo do inquérito às 16h19m. 

Em nota, a PF informou que a interrupção de interceptações telefônicas é realizada pelas próprias empresas de telefonia móvel e que, após receber a notificação judicial, a PF “imediatamente comunicou a companhia telefônica”. 

Segundo a PF, até o cumprimento da decisão judicial pela companhia telefônica, foram interceptadas algumas ligações. Quando a empresa parou de enviar o sinal “foi elaborado o respectivo relatório e encaminhado ao juízo competente, a quem cabe decidir sobre a sua utilização no processo”. 

Ao levantar o sigilo, o juiz Sérgio Moro afirmou em despacho que a decisão permite saudável escrutínio público sobre a atuação da administração pública e da própria Justiça criminal.

As gravações foram juntadas ao inquérito que investigava as atividades do Instituto Lula às 15h37m. O juiz afirmou que, apesar de existirem diálogos com autoridades com foro privilegiado, 'somente o terminal utilizado pelo ex-presidente foi interceptado e jamais os das autoridades com foro privilegiado, colhidos fortuitamente’, numa referência à presidente Dilma Rousseff e a ministros, como Jaques Wagner, que ocupava a Casa Civil. 
Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário