quinta-feira, 20 de julho de 2017

I Unidade em Sistema de Reuso de Água está sendo instalada em Jardim do Seridó

Está sendo realizado no período de 17 a 21 de julho em Jardim do Seridó um curso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/RN e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, sobre sistema de reuso de águas cinza, ou seja, a água residuária domiciliar, com o sistema montado com caixas de água, filtros e base elevada para dar declividade. 

O produtor rural Nelson Antônio de Medeiros do Sítio Angicos, zona rural do município de Jardim do Seridó, foi o escolhido e será pioneiro nesta implantação do sistema de reuso de águas cinza, o mesmo é assistido pelo projeto Sertão Empreendedor (SENAR-RN/SEBRAE). 

O instrutor zootecnista Paulo Victor falou do aproveitamento de água que o sistema irá gerar na propriedade, tendo em vista reutilizar 86% do consumo diário de sua residência e destinada à irrigação da palma forrageira, dando assim um melhor suporte para o rebanho na época crítica de escassez, evitando o desperdício da água que é o mais importante. 

O objetivo do projeto é orientar os produtores rurais a reutilização das águas servidas das unidades familiares, para produção de forrageiras (palma e sorgo), visando preservar os recursos hídricos existentes e garantir a sustentabilidade. 

Os recursos para compra do material e todo apoio logístico foram doados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/RN E SEBRAE. 

O curso conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, do Meio Ambiente e Pesca e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultura Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário