quinta-feira, 4 de julho de 2019

Escola Agrícola propõe parceria com municípios da Serra de Santana

Uma equipe da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) promoveu, nesta terça-feira (2), um encontro com prefeitos e secretários municipais da Serra de Santana. 

O evento, sediado em Lagoa Nova, pretende firmar parcerias para a oferta de cursos técnicos e pós-graduação através da Rede e-Tec Brasil na região. 

A cooperação planeja utilizar recursos disponíveis para os municípios serranos – oriundos da exploração de energia eólica na região – para formação e qualificação profissional. 

No encontro, o professor Max Lacerda, coordenador geral da Rede e-Tec na UFRN, apresentou os resultados dos cursos já ofertados e as possibilidades de oferta. “A educação tem papel fundamental no desenvolvimento social regional. É através da apropriação do conhecimento que as próprias pessoas da comunidade podem identificar os problemas e intervir com soluções”, destacou. 

Para o coordenador, as experiências exitosas em outras regiões do estado mostram como a qualificação profissional pode transformar a realidade dos municípios do interior potiguar. Ele ressaltou ainda a disposição da EAJ, enquanto unidade acadêmica especializada em ciências agrárias, em fomentar esse desenvolvimento regional. 

“Temos profissionais de alto nível, material didático pronto e estrutura para direcionar a ofertas desses cursos. As prefeituras da Serra de Santana, junto às empresas que exploram a energia eólica, têm recursos para viabilizar isso”, pontuou. 

A reunião contou com a presença do prefeito Luciano Santos e de secretários de Lagoa Nova, da prefeita Iracema Pereira, de São Vicente, de representantes dos municípios de Bodó, Cerro Corá e Santana do Matos, das coordenadoras de professores Andreia Nunes e Fernanda Antunes, da pedagoga Gisllayne Brandão, do jornalista Gilberto Oliveira, da articuladora Fátima Pessoa, da Rede e-Tec na UFRN, e do professor José Roberto Braz, do curso técnico em Agropecuária da EAJ. 

Ao final do encontro, as prefeituras assumiram a realização do levantamento das necessidades de cada município e proposição dos cursos a serem ofertados. Depois disso, a equipe da EAJ formulará os projeto de acordo com as demandas apresentadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário