terça-feira, 4 de julho de 2017

UTI adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes tem novas instalações

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) entregaram na manhã desta sexta-feira, 30, as novas instalações da UTI Adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). 

O novo espaço ficará localizado abaixo do Centro Cirúrgico e próximo ao Centro de Diagnóstico por Imagem e é fruto de um investimento de dois milhões de reais. Ao fazer um retrospecto histórico do setor de UTI, o superintendente do HUOL, Stênio Gomes da Silveira, relatou que em 2016 o HUOL atendeu na Unidade 976 pacientes. 

“A Unidade de Tratamento Intensivo é também o ponto de convergência de inúmeros serviços cuja ação depende de uma UTI, como o tratamento da obesidade mórbida e o transplante renal, serviços que no RN apenas o HUOL realiza” destacou o superintendente. 

Já o presidente da Ebserh, Kleber Morais, ao falar da relevância da UTI como espaço para ensino, pesquisa e extensão, adiantou que esse conhecimento que os hospitais universitários detêm será usado em um mutirão da solidariedade, que será organizado nacionalmente pela empresa e cujas datas regionais serão definidas na próxima semana. 

De antemão, afirmou que a ação envolverá os três hospitais universitários administrados pela Ebserh no RN, que atuarão em uma área ou bairro onde ocorra menos serviços de atenção à saúde. Última a falar na solenidade, a reitora da UFRN realçou a importância do planejamento de longo prazo.

“Esta expansão da área física e a reestruturação tecnológica é fruto disso. Assim como a UTI infantil, localizada na Maternidade Januário Cicco (MEJC) e inaugurada no início do ano, foi, e assim como em breve a entrega da UTI NeoNatal na cidade de Santa Cruz será. O nosso objetivo é sempre ampliar a condição acadêmica oferecida aos alunos e aumentar o atendimento à população”. 

A solenidade contou ainda com a presença do deputado federal Felipe Maia, do vice-reitor José Daniel Diniz Melo, de membros das equipes do Centro de Ciências da Saúde e do próprio Hospital Universitário Onofre Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário