Dentro da programação do Setembro Amarelo, que trata a prevenção ao suicídio, a Prefeitura Municipal de Campo Redondo, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o I Seminário de Educação para Saúde Mental.
O dia de atividades aconteceu nesta sexta-feira (29), na Escola Municipal Sebastião Cosme Assunção, na Comunidade Malhada Vermelha e trouxe como tema “Reabilitando a vida: Educar para o viver”. Na plateia Professores da Educação Básica, da EJA, profissionais da saúde, da assistência social e convidados.
Os palestrantes Anadir Pessoa e Ari Peter, acompanhados pela pedagoga Ilka dialogaram com os participantes e orientaram sobre o papel da rede de proteção esclarecendo situações de como identificar e prevenir a dor psíquica, causa geradora de casos de suicídio.
“O projeto é desenvolvido através do fortalecimento da rede de proteção e trabalha uma temática como essa sem julgamentos, mas com discussão, entendimento e prevenção. Não é discutir a morte, mas ao contrário valorizar a vida e cuidar da resiliência de todo aquele que precisa ser ouvido, acolhido e amado. Dizemos sim a esse projeto que nos foi apresentado pela FACEN. O município de Campo Redondo se prontifica a ser a mão que reabilita a vida. O projeto será implementado através de curso de formação de Tutoria de Resiliência, estabelecimento de diálogos com os órgãos da saúde para ser discutido o aumento dos psicólogos na rede de proteção, na realização de palestras nas escolas acerca da temática das dores psíquicas e suas consequências, na implantação de Rodas de Conversa na rotina da formação continuada dos agentes da rede, como forma de integração, formação, esclarecimento e motivação, faremos também caminhadas mobilizando toda a população”, contou Simone Cortez, secretária de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário