O projeto de extensão Ação Consciente: Mutirão de Limpeza, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou, na manhã do dia 27 de abril, uma ação de limpeza na cidade de Currais Novos, onde a Universidade mantém uma unidade acadêmica.
A equipe de voluntários contou com alunos do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e percorreu o polo do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFRN e do Ceres recolhendo lixos descartados indevidamente.
O intuito da ação foi de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, o descarte correto do lixo e sobre medidas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, uma vez que o descarte indevido pode contribuir para a proliferação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além da febre amarela urbana.
Após o mutirão de limpeza, os voluntários seguiram para o centro da cidade, onde distribuíram 50 mudas de Craibeira (planta nativa da Caatinga) para a população. Junto a entrega das mudas foram distribuídos panfletos informativos para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti.
Aos participantes foi possibilitado aliar conhecimento e prática e, de quebra, ultrapassar os limites dos muros da Universidade exercendo a cidadania.
Para a estudante Fátima Souza, participante da ação e aluna do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRN, “O objetivo principal é que todos entendam que meio ambiente e prevenção ao Aedes aegypti não é obrigação só do Estado, mas de cada pessoa na sua casa, no seu bairro, na empresa, na escola – em todo lugar. Essa é uma guerra de todos e cada um tem a responsabilidade de fazer sua parte em uma sociedade consciente, atuante e organizada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário