sexta-feira, 17 de abril de 2020

Mais de 800 buscaram teleatendimento do IMT

Em 15 dias de funcionamento efeito, considerando apenas os dias úteis, o teleatendimento do Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN) destinado a atender pessoas com algum tipo sintomas durante a pandemia da Covid-19, atendeu 819 ligações, das quais, 61% foram mulheres. 50% do total de atendimentos tinham entre 27 e 52 anos e 14,5% acima de 60 anos, considerado um dos grupos de maior risco nesta pandemia. 

A tosse foi o sintoma mais comum, apresentado por 43% dos solicitantes, sendo 4% de fumantes ativos. A Hipertensão Arterial Sistêmica foi a doença básica mais prevalente, representando 15% dos que ligaram para o serviço. 

Pelo protocolo, 79% dos atendidos foram orientados a ficar em casa, com as devidas recomendações sobre cuidados e informações dos sinais de alerta da doença. 

“Evitamos que 651 pessoas se dirigissem a um serviço de saúde. 12% dos atendidos foram encaminhados para serviço de urgência e retornamos algumas ligações 48h depois para pacientes instáveis com objetivo acompanhá-los de perto”, explicou a enfermeira Fernanda Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário