Na próxima segunda-feira (22), o Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, participa da entrega de 900 certificados de conclusão de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertado em 32 municípios do Rio Grande do Norte pela Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da UFRN.
Com o objetivo de capacitar pescadores e aquicultores, além de promover o desenvolvimento de pesquisas, aumento da produção e comercialização, a parceria da Escola Agrícola de Jundiaí com o Ministério da Pesca para a oferta de cursos de capacitação, iniciou em 2012 com a oferta de 110 vagas na área de Aquicultura. Em 2013, foram 280 vagas.
Ao longo de 2014 os cursos ligados à aquicultura atingiram 50 municípios, beneficiando 1970 alunos.
Os cursos realizados em colônias de pescadores, comunidades rurais, assentamentos e escolas de todo o Rio Grande do Norte, capacitaram os beneficiários em Aquicultor, Operador em Beneficiamento de Pescado, Marinheiro Fluvial de Máquinas e Agente de Desenvolvimento Cooperativista.
De acordo com o Coordenador Adjunto do Pronatec/EAJ, Prof. Paulo Mário, oferta de cursos através do Ministério da Pesca e Aquicultura incentiva e melhora as técnicas de produção do pescado norteriograndense.
“A oferta de cursos na área de aquicultura tem possibilitado a capacitação de produtores e pescadores em mais de 30 municípios, com isso, podemos perceber melhorias nas técnicas de produção, comercialização, higiene além da diversificação dos produtos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário