O papa Francisco pediu para mastigar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, segundo o ministro da Cultura do país, Marko Machicao.
O pontífice deve chegar ao país no dia 8 de julho.
A folha de coca, um dos ingredientes usados para a fabricação da cocaína, é usada em vários países dos Andes há milhares de anos para combater os males da altitude e também como um leve estimulante.
Machicao disse que o governo ofereceu ao papa o chá da folha de coca e o pontífice fez um “pedido específico”, para mastigar as folhas.
O Vaticano não comentou a afirmação do ministro boliviano.
As folhas de coca foram declaradas uma substância ilegal sob a Convenção da ONU para Drogas Narcóticas de 1961. Mas, o cultivo de folhas de coca com fins religiosos e medicinais é legal na Bolívia.
Muitos indígenas bolivianos consideram a planta da coca sagrada e mastigar as folhas, ou fazer um chá com elas, é muito popular.
A Constituição boliviana de 2009 até declarou que a folha de coca é um “patrimônio cultural” do país.
O presidente do país, Evo Morales, já foi agricultor e cultivava as folhas. Ele faz campanha para descriminalizar o consumo de folhas de coca.
Se o papa Francisco realmente mascar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, o ato significaria um grande apoio à campanha de Morales.
IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário