O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebeu 8.724 visitantes durante a Semana do Meio Ambiente de Natal, que aconteceu de 5 a 14 deste mês.
Promovido pela Prefeitura de Natal, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e com a participação de vários órgãos da administração direta e indireta, o evento destacou o tema sustentabilidade e serviu para alertar e debater assuntos ligados ao tema, além da prestação de serviços à população, por meio de parcerias com Universidades e empresas privadas.
Parceiros como CTGás, Cosern, UNI-RN, CBTU, WWF, Museu de Morfologia da UFRN e Conexão Viver Bem levaram aos visitantes suas pesquisas e ofereceram atendimentos por meio dos seus serviços. A Cosern, por exemplo, distribuiu kits com lâmpadas a 562 famílias que moram no entorno do Parque da Cidade.
Foram distribuídas quase 2.000 lâmpadas em cinco dias do evento. O CTGás, que trabalha com energias renováveis, instalou equipamentos que medem a quantidade de vento e a qualidade do ar.
Este equipamento permanece instalado no Parque da Cidade e o resultado será divulgado posteriormente.
A UNI-RN levou uma equipe de saúde e fez 1.071 atendimentos em duas tardes, na entrada de Cidade Nova, com serviços de verificação de peso, pressão, glicemia e orientação nutricional.
“Foi muito bom fazer esse atendimento para a população de Cidade Nova. Sempre fazemos esse tipo de ação, porque serve para que os alunos ponham em prática a teoria que recebem em sala de aula. Foi a primeira vez que oferecemos o atendimento no Parque da Cidade e queremos manter essa parceria”, explicou a coordenadora de Extensão da UNI-RN, Ana Maria de Oliveira.
A população atendida aprovou o serviço oferecido. “Isso é bom, porque a gente vê como está a nossa saúde. A gente vem caminhar no Parque e ainda faz exames de saúde. Devia ter sempre, porque não temos tempo de ir ao Posto de Saúde”, comemorou o aposentado Erivaldo Francisco Pinheiro, de 70 anos.
A Semana do Meio Ambiente discutiu soluções sustentáveis para a cidade. A CBTU, por exemplo, apresentou o Plano de Mobilidade Urbana para Natal e Região Metropolitana.
O projeto inclui a modernização e ampliação do sistema ferroviário e será executado em etapas. Palestras e minicursos diversos também marcaram a Semana do Meio Ambiente, que teve como tema “Vida Saudável. Cidade Sustentável”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário