sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Prefeitura de Currais Novos inicia restauração de prédio histórico do início do século XX

Construído no auge do ciclo do algodão em Currais Novos no início do século XX, o prédio histórico na esquina da Praça Tomaz Salustino com a Avenida Cel. José Bezerra que serviu de moradia, ponto comercial, fórum municipal e secretarias de finanças e administração, está passando por uma recuperação e restauração em sua estrutura, serviço que teve início esta semana pela Secretaria Municipal de Obras/Prefeitura Municipal. 

De acordo com a coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo, Socorro Góes, o pavimento superior está sendo recuperado e restaurado. “Já estamos utilizando o térreo como sede da SEMTUR, assessoria de projetos da prefeitura, sala do empreendedor, RN Sustentável, e futuramente o escritório do Geoparque Seridó, e no pavimento superior iremos utilizar para fins culturais e educativos”, disse Socorro. 

Com projeto arquitetônico arrojado, o prédio construído em 1924 possui dois pavimentos, fachada decorada com linhas e figuras geométricas típicas da arquitetura moderna do início do século passado. 

Foi moradia do político Aproniano Pereira, e segundo relatos do escritor, professor e historiador Joabel Rodrigues (in memorian), o “Bangalô de Antônio Bezerra”, como também é conhecido o prédio, foi adaptado na gestão do prefeito Mariano Guimarães (1963-1969) para o funcionamento do fórum, e posteriormente, reformado para sediar as secretarias de finanças e administração, que funcionaram no local até 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário