Quem visitou o pavilhão integração, estande 9 da Cientec na quinta-feira (26) pode receber dicas sobre consumo, saúde e prevenção de doenças pelo uso excessivo de sal e açúcar.
Além disso, pôde conferir uma pesquisa realizada por estudantes do curso de Nutrição e a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) sobre o assuntos com a participação dos frequentadores do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no horário do almoço e jantar.
A pesquisa levou em consideração os principais alimentos consumidos no RU e que tem açúcar na composição: Papa de Chocolate e Canela, suco de acerola e manga, doces industrializados, café e cappuccino.
Com a aplicação de 130 questionários, foi identificado o consumo excessivo entre os acadêmicos. Segundo a nutricionista do RU, Rosa Sá, a média de consumo de açúcar ideal é de 40g por dia, mas a pesquisa identificou que os universitários estão consumindo 30g por refeição, o que apresenta um elevado nível.
O estudo pretende levar melhorias na preparação dos alimentos servidos no RU.
Foram distribuídos durante a Feira, espetinhos de frutas e saquinhos contendo sal de ervas que contém alecrim, salsinha, manjericão e orégano (todos itens desidratados) e uma espécie de “sal light” que pode ser substituído pelo sal comum em qualquer alimento.
Por conterem uma menor quantidade de sódio, os preparos são indicados principalmente para hipertensos e pessoas com problemas renais. Amanhã, o estande vai abordar sobre como evitar o desperdício de alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário