terça-feira, 6 de outubro de 2009

Resgatando uma tradição seridoense.

Diferente da famosa vaquejada, onde o boi corre numa arena demarcada perseguido por uma dupla de cavaleiros, a “Pega de Boi no Mato” acontece no meio da vegetação caatingueira com os vaqueiros encourados se embrenhando no mato em cima dos seus cavalos ligeiros para pegar o boi, enfrentando espinhos de juremas e touceiras de xique-xique, demonstrando coragem e valentia.

Com o objetivo de preservar a memória do sertanejo, reconhecendo a bravura e a importância do vaqueiro e para manter viva uma tradição nordestina, a Fazenda Pitombeira realiza todo ano, no mês de novembro, a “Pega de Boi no Mato”, o “Encontro de Vaqueiros da Ribeira do Acari”, a “Corrida de Jumentos”, e a “Missa do Vaqueiro”, celebrada no sítio Bico da Arara.

A pega de Boi no Mato é uma grande festa que acontece durante o domingo inteiro, reúne um público de mais de 2.000 espectadores e 300 vaqueiros, vindos de toda a região do Seridó e de algumas cidades da Paraíba. Não há cobrança de taxa para fazer inscrição. A premiação é feita com troféus e dinheiro.

Água, estábulo para cavalos, currais para o gado, ração animal, alimentação para os vaqueiros e os voluntários que trabalham durante o evento, além de outros detalhes como carro de som, tratadores, veterinário, banheiros públicos, estrutura de bar, forró pé de serra, barracas, repentistas e aboiadores que, fazem parte da infra-estrutura para que o evento aconteça.

A Fazenda Pitombeira e toda a Comissão Organizadora se sentiria honrada e agradecida com sua participação, na ocasião que convidamos V. Sa. para participar e abrilhantar com sua importante presença a nossa festa com o resgate da cultura sertaneja.
Sérgio Enilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário