domingo, 29 de setembro de 2013

Limão: barato, fácil de encontrar e aliado da saúde

O limão é bastante conhecido dos brasileiros: vai bem na forma de suco geladinho, para dar aquele toque ao peixe e ao camarão, ou em sobremesas como sorvete ou mousse. 

O melhor é que não pesa no bolso: é uma fruta barata e que pode ser encontrada o ano todo. De acordo com a nutricionista Stephanie Fontanari, além de vitamina C, seu principal nutriente, o limão também contém silício, fósforo, cálcio, ferro, potássio, magnésio e algumas vitaminas do complexo B. 

"O limão, por ser fonte de vitamina C, fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção de outros nutrientes, como ferro e cálcio. Antitérmico e antibiótico por ser rico em ácido cítrico, o limão ajuda a alcalinizar o sangue fortalecendo, assim, o sistema imunológico. Seus poderes adstringentes ajudam a eliminar gases e eliminar o excesso de gordura consumida. Também tem propriedades laxantes por conta da fibra e do magnésio, estimulando o bom funcionamento intestinal. Aliás, o magnésio presente no limão possui papel fundamental no combate a osteoporose, porque sem o magnésio o cálcio não se fixa nos ossos. 

"Ele é considerado um tônico das articulações e músculos - inclusive do músculo cardíaco, protegendo de doenças cardiovasculares", pontua Stephanie. 

O potássio também merece um aparte: ele regula a entrada de água nas células. Estudos dão conta de que existe um princípio ativo na casca da fruta chamado d-limoneno, que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico, dissolve cálculos renais e previne o câncer. 
Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário