O alho é peça fundamental na cozinha. Ele é responsável por deixar a comida mais saborosa e realçar outros ingredientes do preparo.
Além das propriedades alimentícias, o alho também é usado em algumas terapias, para evitar gripes e resfriados, por exemplo.
Mas esse tempero também é muitas vezes visto como vilão, principalmente pelo cheiro que ele deixar nas mãos e na boca.
O Pode Entrar! vai dar uma ajudinha com dicas para usar esse alimento com sucesso, potencializando suas propriedades e sem deixar rastros!
Conservação: deixe os dentes do alho dentro de um vidro, cobertos com óleo de cozinha ou azeite. Dessa forma eles não ficarão secos e ainda deixará o óleo aromatizado. Você ainda pode congelar, sem perder a propriedade ou aparência, uma vez que o óleo não deixará o alho em contato com o ar.
Descascar: quando tiver que descascar uma grande quantidade de alho, coloque-os de molho em água fria por meia hora. Outra dica é colocá-los dentro de um pote de vidro, cortando a extremidade mais dura, fechar o recipiente e sacudi-lo.
Odor na boca: evite disfarçar com balas e pastilhas, isso vai piorar a situação. Tome um copo de leite, mastigue alguns grãos de café, pedaço de limão ou esfregue açúcar nos dentes e na boca (por fora e por dentro). Fazer bochecho com água salgada, tomar café ou chá também podem ajudar, mas o leite ainda é o mais eficiente.
Odor nas mãos: esfregue-as com tomates ou pó de café (essa dica vale para o cheiro de cebola também). Passar açúcar nas mãos úmidas também é eficaz.
Conservação de frutas: coloque alguns dentes de alho, cortados em duas partes, na fruteira. Isso evitará que as frutas que estão nela apodreçam.
Na fritura: coloque um dente de alho inteiro e com casca dentro do óleo ao fritar alimentos. Ele evitará que a gordura escureça ou queime.
Vida Nutritiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário