O caldeirão do Circuito Gastronômico e Cultural do RN vai incandescer a praça Pedro Velho neste São João. De 18 a 24 de junho, a praça de Petrópolis será o epicentro das tradições culinárias juninas do Nordeste e de todo o Brasil, dentro da programação do II Festival Gastronômico Junino de Natal.
O evento abre oficialmente o Circuito dos Festivais e tem patrocínio da Prefeitura do Natal através do Programa Djalma Maranhão de Incentivo à cultura, Unimed, Banco do Brasil, Natal Veículos/Espacial, Majestic Hotel, Arituba Turismo, direção geral de Walde Faraj.
O festival tem entrada franca.
Todas as noites, a partir das 18h até 0h da madrugada, a praça estará ocupada de restaurantes de especialidades e quiosques de comidinhas típicas, Cozinha-Show do Circuito Oficial, com chefs preparando pratos nas oficinas ao vivo e pesquisadores conversando sobre temas ligados à culinária nordestina e cultura junina brasileira.
Já estão confirmadas várias ações na tenda, entre as quais a palestra “A comida e a cultura junina – história”, a oficina “Uma releitura contemporânea de um São João em Família”, oficina-show sobre “Paçoca no pilão e o arroz de leite da terra” e “Canjica nordestina”, bate-papo e oficina sobre “Tradição e o resgate do Filhós”, receita de “Drinques juninos e quentão”, ”Cozinha Funcional”, “Como fazer uma mousse de tapioca e crocante de castanha”, “Oficina de Tapiocas gourmets”, receitas para um “Boteco de São João”, “Oficina moderna de Baião de dois”, entre outros.
Este ano, a produção planejou mais de um ponto para compra de pratos típicos de milho e doces locais.
Participam desta edição chefs, gastrônomos e pesquisadores Adriana Lucena, Débora Sá, Fabiana Dall Onder, Chef Tarcísio, Francisco Gasteasoro Belzarena, François Schimitt, Marina Pantoja, Fernando Gomes, Cacau Wanderley, Sanylle Faraj, Ana Lima, Rodrigo Santana, Kize Santos e Juliana Barros do Meu Barraco Bistrô, bartender Gheto Hermínio, além de estudantes de gastronomia e técnicos do Senac/Barreira Roxa e UnP – Universidade Potiguar/Laureate.
Também estão programados shows musicais todas as noites, apresentação de quadrilhas e trios de sanfoneiros, atividades culturais diversas, quadrilhas improvisadas e uma “fogueira” cenográfica e decoração com bandeirinhas e balões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário