sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Globo rebate Bolsonaro e diz ser falso que recebe bilhões do governo

Ao fim do Jornal Nacional desta quarta-feira (29), a TV Globo divulgou uma nota em que rebate as declarações feitas pelo candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) sobre a publicidade feita pelo governo federal na emissora. 

Na entrevista dada ao JN na noite de terça-feira (28), Bolsonaro afirmou que o Grupo Globo recebia “bilhões” em propaganda oficial do governo. “Vocês vivem em grande parte aqui de recursos da União”, disse o candidato, logo após levar uma bronca da apresentadora Renata Vasconcellos. Segundo a nota da Globo, lida por William Bonner, a afirmação de Bolsonaro é “absolutamente falsa”. 

De acordo com o comunicado, a propaganda oficial do governo federal e de estatais na emissora corresponde “a menor de 4% das receitas publicitárias e nem remotamente chega à casa do bilhão”. Em balanço público, correspondente a 2017, a Globo informou receitas consolidadas de R$ 14,8 bilhões em “vendas, publicidade e serviços”, sem discriminar as fontes. 

Segundo dados do governo federal, em 2015 a Globo recebeu R$ 396,5 milhões em publicidade da União, incluindo as estatais. 

A declaração de Bolsonaro foi para rebater Renata Vasconcellos, que deu uma bronca no candidato quando ele insinuou que a jornalista ganhava menos que William Bonner exercendo a mesma função. “Eu poderia até como cidadã e como qualquer cidadão brasileiro fazer questionamentos sobre seus proventos porque o senhor é um funcionário público há 27 anos e eu, como contribuinte, ajudo a pagar o seu salário. O meu salário não diz respeito a ninguém e eu posso garantir ao senhor, como mulher, que eu jamais aceitaria receber um salário menor de um homem que exercesse as mesmas funções e atribuições que eu”, disse a apresentadora. 

Apesar de ambos os jornalistas exercerem a função de apresentadores do jornal, Renata Vasconcellos é editora-executiva e Bonner é editor-chefe, cargos hierarquicamente diferentes.
Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário