quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Cidade italiana sofre ameaça de bomba: "libertem Battisti"

A Prefeitura de Gênova, no noroeste da Itália, foi evacuada na manhã desta quarta-feira (16) em função de um falso alarme de bomba. 

Segundo a primeira reconstrução das autoridades, uma pessoa telefonou para a sede do poder municipal e disse: "BR, às 11h explodirá uma bomba no Palácio Tursi [sede da Prefeitura]. Libertem Cesare Battisti". 

A sigla "BR" seria uma referência às Brigadas Vermelhas, grupo de extrema esquerda responsável pelo sequestro e assassinato do ex-primeiro-ministro Aldo Moro (1916-1978). 

O edifício foi evacuado, e a rua, bloqueada pela polícia, mas a ameaça se revelou um alarme falso. Desde a prisão de Battisti, surgiram manifestações de apoio em cidades como Bolonha e Foggia. 

Nesta última, militantes alteraram uma placa de rua para pedir "anistia" ao italiano, condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos na década de 1970. 

Battisti passou quase 40 anos foragido e foi entregue à Itália pela Bolívia, para onde havia fugido após o então presidente do Brasil, Michel Temer, ter decretado sua extradição. 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário