terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Petrobrás, Caixa e BB serão as únicas estatais do governo Bolsonaro, diz secretário

O secretário-geral de privatizações, Salim Mattar, disse nesta terça-feira, 29, que a Petrobrás, a Caixa e o Banco do Brasil devem ser as únicas companhias que vão permanecer estatais dentro do governo do presidente Jair Bolsonaro. Mesmo assim, Mattar destacou as estatais devem permanecer “bem magrinhas”, ou seja, sem suas subsidiárias. 

O secretário afirmou ainda que sua meta é arrecadar até US$ 30 bilhões com a venda das estatais, superando “em 25% a 50%” o montante que o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em Davos que pretende levantar com as privatizações. “Vamos surpreender”, disse ele, destacando que, tirando as três estatais citadas acima, a intenção é vender todas as outras e, no caso da Eletrobrás, em um primeiro momento capitalizar a companhia e sair do controle. 

O secretário destacou que o Brasil tem “18 estatais dependentes”, que custam R$ 15 bilhões por ano ao governo, como EBC, Valec, CBTU, Embrapa e Codevasf. Mattar afirmou que os governos sociais democratas são “fingidos”, não gostam do capitalismo e de empresários. 

“Este governo gosta de empresários”, disse ele, destacando que não haverá quebra de contratos e que o presidente Jair Bolsonaro vai garantir segurança jurídica para se fazer negócios. 
AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário