segunda-feira, 19 de abril de 2021

Ielmo Marinho inicia ano letivo de forma totalmente remota e inédita no RN


Os estudantes da rede municipal de educação de Ielmo Marinho iniciaram o ano letivo de 2021 de uma maneira inédita no Rio Grande do Norte: o ensino está sendo ofertado de forma remota e para todos os níveis escolares, desde os primeiros anos do ensino fundamental 1 até as últimas classes do fundamental 2. 

O diferencial desenvolvido pela Prefeitura é a utilização de ferramentas que possibilitam o ensino remoto em sua integridade, como explicou o Secretário de Educação e Cultura, Gustavo Fernandes. 

“Em 2020, o ensino em Ielmo Marinho foi feito de forma precária, em que os professores foram orientados a simplesmente mandar atividades para os alunos por meio do Whatsapp. Mas, neste ano, a Prefeitura conseguiu reorganizar toda a educação e oferecer um ensino verdadeiramente remoto, priorizando o que eu chamo de presencialidade virtualizada”, disse ele. 

Desde 5 de abril, quando o ano letivo de 2021 foi iniciado, os alunos estão tendo aulas de forma síncrona pelo Google Meet. Para os estudantes que não têm acesso à internet – que a Prefeitura identifica como “alunos sem tela” – o conteúdo é oferecido de forma assíncrona, e os professores têm uma carga horária sem tela dedicada à preparação desse material didático. 

“Fizemos um levantamento para identificar os alunos com e sem tela em cada escola e, a partir daí, os gestores estão desenvolvendo estratégias para atender os estudantes nas suas especificidades. Algumas escolas estão priorizando as atividades impressas, outras estão estudando a possibilidade da criação de uma sala virtual com computadores”, disse o Secretário Gustavo Fernandes. 

“A orientação geral da secretaria é a realização de planejamentos quinzenais, produção de vídeos curtos, encontros de professores, reuniões agendadas com pais e alunos, diagnóstico do estudante e entrevista com a família, realização de atividades impressas, criação de bloquinhos de atividades, plantão de dúvidas nas escolas, orientação sobre organização do local de estudo etc”, completou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário