segunda-feira, 8 de junho de 2009

CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ: 150 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS À MUNICIPALIDADE.

A cidade de Jardim do Seridó – RN foi fundada em novembro de 1790, e se emancipou politicamente da cidade do Acari - RN em 1º de setembro de 1858. No entanto, este novo município Potiguar (Vila do Jardim) só iniciou efetivamente seus trabalhos em prol da municipalidade a partir da instalação da sua Câmara Municipal, o que ocorreu em 04 de julho de 1859, na Sacristia da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Neste período a Igreja Católica ainda estava ligada ao estado e, assim sendo, cercando-se dessa informação e, sabendo-se que aquele era o único espaço na Vila que dispunha de acomodações suficientes para que funcionasse aquela distinta “Casa de Leis”, foi acordado com o Vigário Francisco Justino Pereira de Brito e aí a Câmara Municipal permaneceu durante 21 anos até a construção, em 1880, da Casa de Câmara e Cadeia. Durante alguns meses do ano de 1937 a Casa Legislativa de Jardim do Seridó – RN desenvolveu seus trabalhos nas dependências do Grupo Escolar Antônio de Azevedo e em 1948, com a construção do atual prédio da Prefeitura Municipal, a Câmara foi transferida para a parte superior do referido edifício. Atualmente a Câmara Municipal de Jardim do Seridó – RN, em instalações próprias, vem trabalhando pelo bem comum de todos os jardinesnes.

Poder Legislativo municipal jardinense dispõe de um centro de leitura com mais de 10 mil títulos (livros, dicionários, revistas, jornais, almanaques, guia para concursos públicos, etc.) que atende aos estudantes de todas as idades. Em parceria com a FECAM – RN viabilizou a instalação de um TELECENTRO oferecendo cursos de informática gratuitos à comunidade, fazendo com que milhares de pessoas possam ingressar na era da informação virtual. Recentemente a Câmara Municipal de Jardim do Seridó - RN inaugurou o Centro de Eventos “Mestre Galinho”, um espaço onde se desenvolve a cultura, a intelectualidade e a sociabilidade de todas as camadas sociais de nossa cidade. Todos esses benefícios à população foram conquistados com recursos próprios através da administração séria e comprometida dos senhores vereadores que exerceram a função de presidente nos últimos anos. A Câmara Municipal de Jardim do Seridó - RN conta atualmente com 09 Vereadores: Gilberto Valdeger de Azevedo (Presidente), José Justino Neto (Vice-presidente), Jose Anchieta Rodrigues de Moura Júnior (1º Secretário), Joaci Costa de Araújo (2º Secretário), Francisco José de Azevedo, Ana Maria Vilar dos Santos Medeiros, José Dantas de Azevedo, Iron Lucas de Oliveira Júnor e Geralda Medeiros de Araújo.

A nossa reverência às figuras ilustres que por ali passaram. Dentre muitos, podemos fazer menção a Senhora Miquelina dos Santos Medeiros, primeira mulher a tornar-se vereadora naquela cidade, reorganizando assim o cenário onde a presença masculina desde sempre foi predominante. Hoje o edifício sede da Câmara rece o nome da Senhora Miquelina Santos. Por estes e outros benefícios que a Câmara Municipal de Jardim do Seridó – RN, em seus 150 anos de instalação, vem trazendo para esta cidade é que nós queremos parabenizar a todos que, de qualquer forma, deram a sua parcela de contribuição para que a dita Casa Legislativa se tornasse uma das instituições mais sérias e competentes da Região do Seridó do Rio Grande do Norte.


Por: Andrey Jonathon de Medeiros Moura (Colaborador) "Graduando em História pela UFRN"
Foto: Júnio Flash

Nenhum comentário:

Postar um comentário