Encerrada na última sexta-feira (12) em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo em crianças menores de cinco anos, que teve como meta vacinar mais de 90% deste público-alvo em todos os municípios.
Em Currais Novos a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde contabiliza um alto índice de imunização deste público na campanha, que segundo a enfermeira Verônica Cabral superou os mais de 90%. “Na campanha de Pólio imunizamos 95,07% das crianças de 06 meses à menores de 05 anos, ou seja, 2.353, enquanto que na de sarampo vacinamos 1.992, o que equivale a 90,50%”, comentou Verônica, informando ainda que as crianças que não foram imunizadas contra a pólio e sarampo podem ser vacinadas em qualquer UBS do município, assim como qualquer pessoa pode procurar as unidades para atualizar o cartão de vacinas.
O objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a poliomielite e 10,6 milhões de crianças contra o sarampo. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação.
Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa.
Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.
As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário