segunda-feira, 9 de março de 2015

ALRN homenageia mulheres em sessão solene

Quatorze mulheres foram homenageadas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, realizada na manhã desta segunda-feira (9). 

As deputadas Márcia Maia (PSB) e Cristiane Dantas (PCdoB) foram as propositoras da solenidade que celebrou a história de mulheres potiguares que fizeram história na política, na cultura e na luta em defesa dos direitos femininos. 

A deputada Márcia Maia destacou o crescimento do número de crimes violentos contra mulheres, registrado em 39% em quatro anos no Rio Grande do Norte, segundo relatório do Observatório da Violência do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania, o Coedhuci. 

A parlamentar aproveitou para comemorar a assinatura, prevista para a tarde desta segunda-feira, do decreto do Governo do Estado para que as delegacias especializadas no atendimento à mulher tratem exclusivamente casos de violência doméstica. 

“A desigualdade entre os gêneros é uma realidade que foi construída em anos e anos de história, e que cada vez mais é questionada. Precisamos encontrar a evolução social, desde as grandes questões, até as aparentemente ‘menores’, que parecem tolice, mas na verdade, são elas as responsáveis por manter esse paradigma do preconceito de gênero”, frisou. 

A parlamentar Cristiane Dantas (PCdoB) destacou a evolução do impacto econômico e social provocado pelo aumento da população feminina no Brasil. 

De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada em 2011 pelo IBGE, as mulheres são 51,5% da população do Brasil. “Trazer esses dados à tona é importante porque no Dia Internacional da Mulher celebrado ontem, é relevante discutirmos a vulnerabilidade da mulher em relação à sociedade e a seus pares. Atualmente, houve mudanças que nos fazem refletir sobre a mulher e seu lugar na sociedade e na família. De nada adianta um buquê de rosas se a realidade de muitas mulheres é a violência”, indagou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário