sexta-feira, 23 de agosto de 2019

O cérebro durante a atividade física

Pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) descreve como áreas superficiais e profundas do cérebro são ativadas e desativadas quando a pessoa realiza exercício em baixa e alta intensidade. 

Além das responsáveis pelo controle motor, foram identificadas regiões profundas que integram a regulação homeostática e afetiva do organismo. O estudo mostra ainda como áreas de controle cognitivo são desativadas quando a intensidade da atividade aumenta. 

O professor do Departamento de Educação Física da UFRN, Eduardo Fontes, assina a pesquisa como primeiro autor na revista British Journal of Sports Medicine, principal periódico sobre Medicina Esportiva no mundo. 

Intitulado Modulação de áreas cerebrais corticais e subcorticais durante baixa e alta intensidades de exercício, em tradução livre, a publicação pode ser lida aqui. Segundo o professor, é possível apontar aplicações práticas decorrentes das descobertas apresentadas no artigo. “Esses resultados podem fundamentar tanto o desempenho de atletas de alto nível como contribuir para tratamentos de doenças mentais através do exercício”, explica Eduardo. 

Para esta pesquisa, a coleta de dados aconteceu na Universidade de Campinas (Unicamp), e o tratamento das informações e a preparação do manuscrito se deu na UFRN. O trabalho envolveu estudantes das pós-graduações em Ciências da Saúde e em Educação Física, bem como um pesquisador da África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário