sábado, 24 de agosto de 2019

Universidades do Nordeste firmam parceria com Japão por educação humanista

Tecnologias sociais, educação e sustentabilidade são o mote da parceria internacional a ser firmada entre as universidades federais do Nordeste e a Universidade Soka, de Tóquio, Japão, na manhã do próximo sábado, 24, em solenidade a ser realizada no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no campus Dois Irmãos, no Recife, estado de Pernambuco. 

A iniciativa será ilustrada pela Conferência Internacional das Universidades do Nordeste e Universidade de Soka: o Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade. 

Participarão os representantes da instituição japonesa e os 18 reitores e reitoras da Rede de Universidades Federais do Nordeste (RENE), que integra a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), dentre os quais o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo. 

 A ideia surgiu a partir de visita de reitores ao Instituto Soka, em Manaus-AM, baseado em princípios humanísticos da educação. Diante dos atuais desafios enfrentados pela educação superior no Brasil, os gestores das instituições nordestinas se propõem a trocar tecnologias sociais, conhecimentos científicos e populares, bem como promover o intercâmbio entre estudantes e professores. 

“A iniciativa tem em si alguns aspectos potencialmente muito importantes, como o alinhamentos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e o fortalecimento de cooperações com instituições internacionais de renome”, colocou Daniel Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário