O Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) busca idosos hipertensos para participar como voluntários de um estudo relacionado a atividades físicas.
Podem participar homens e mulheres, na faixa etária de 60 a 80 anos, com diagnóstico de hipertensão, sem o hábito regular de exercícios, nem problemas articulares que impossibilitem os movimentos.
Realizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Efeitos Agudos e Crônicos do Exercício (GPEACE) e o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), o Estudo HEXA, sigla para Hipertensão e Exercício Aeróbio, investiga os efeitos de dois tipos de treinamento físico sobre pressão arterial e saúde cardiovascular de idosos com hipertensão.
Ao participar, o voluntário tem acesso a exames de forma gratuita: Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA); ecocardiograma e doppler das artérias carótidas; teste ergométrico com cardiologia; densitometria óssea; exames de sangue. Além disso, o paciente recebe um programa de atividades supervisionadas durante três meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário