O Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza a III Jornada de História dos Sertões, de 13 a 14 de agosto, no anfiteatro do Ceres, campus Caicó.
A conferência de abertura, intitulada A Plebe Heterogênea da Independência: armas e rebeldias no Ceará, será ministrada pelo professor Tyrone Apollo Pontes Cândido, da Universidade Estadual do Ceará, e acontece no Anfiteatro do Ceres, às 9h, no campus Caicó.
O evento é um esforço do Grupo de Pesquisa História dos Sertões e do Programa de Pós-Graduação em História do Ceres – Mestrado em História dos Sertões (MHIST), e tem o objetivo de incentivar a discussão de temáticas ligadas à área de concentração e linhas de pesquisa do mestrado, aproximando a comunidade acadêmica ao grande público.
A Jornada é composta de conferências, espaços de diálogos e mesas-redondas, onde serão demonstrados resultados de pesquisas envolvendo os sertões para além do Nordeste, os sertões nordestinos e os sertões do Seridó, contando com a presença de pesquisadores de diferentes regiões do país.
Nas edições anteriores, em 2017 e 2018, o evento acontecia no decorrer do ano e por isso se concentrava apenas em um público específico. Este ano, com uma programação consolidada em dois dias, espera-se trazer mais pessoas para participar dessa experiência.
A programação completa, assim como as inscrições para a jornada, podem ser realizadas através do site do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário