Os mecanismos argumentativos utilizados pelos enunciadores na produção de textos e discursos presentes nas diversas práticas sociais.
É essa a temática a ser discutida durante o II Sitedi – Simpósio Internacional de Estudos do Texto e do Discurso, que acontece entre os dias 11 e 13 de setembro, no Departamento de Letras do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Currais Novos. As inscrições acontecem até esta terça-feira, 27.
O evento busca agregar alunos da graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores que tenham o texto e/ou o discurso como foco de pesquisa em suas áreas.
A proposta desta ação é, sobretudo, levar discussões e realizar congressos nos campi da UFRN no interior do estado, em especial na região do Seridó, onde faltam atividades desse porte.
A conferência de abertura será sobre argumentação e discurso, tema do evento, a ser proferida pelo professor José Luiz Fiorin, da Universidade de São Paulo (USP).
O pesquisador brasileiro é considerado uma das referências em pragmática, semiótica e análise do discurso. José Fiorn é autor de diversos livros, a exemplo de As astúcias da enunciação (Contexto – 1996); Em busca do sentido: estudos discursivos (Contexto – 2008); Introdução ao pensamento de Bakhtin (Contexto – 2016); e O regime de 1964: discurso e ideologia (Atual – 1988).
Nenhum comentário:
Postar um comentário