terça-feira, 27 de agosto de 2019

Ceres Currais Novos realiza simpósio sobre texto e discurso

Os mecanismos argumentativos utilizados pelos enunciadores na produção de textos e discursos presentes nas diversas práticas sociais. 

É essa a temática a ser discutida durante o II Sitedi – Simpósio Internacional de Estudos do Texto e do Discurso, que acontece entre os dias 11 e 13 de setembro, no Departamento de Letras do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Currais Novos. As inscrições acontecem até esta terça-feira, 27.  

O evento busca agregar alunos da graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores que tenham o texto e/ou o discurso como foco de pesquisa em suas áreas. 

A proposta desta ação é, sobretudo, levar discussões e realizar congressos nos campi da UFRN no interior do estado, em especial na região do Seridó, onde faltam atividades desse porte. 

A conferência de abertura será sobre argumentação e discurso, tema do evento, a ser proferida pelo professor José Luiz Fiorin, da Universidade de São Paulo (USP). 

O pesquisador brasileiro é considerado uma das referências em pragmática, semiótica e análise do discurso. José Fiorn é autor de diversos livros, a exemplo de As astúcias da enunciação (Contexto – 1996); Em busca do sentido: estudos discursivos (Contexto – 2008); Introdução ao pensamento de Bakhtin (Contexto – 2016); e O regime de 1964: discurso e ideologia (Atual – 1988).

Nenhum comentário:

Postar um comentário