quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Vivaldo pede que seja criado centro armazenamento de células-tronco no RN

Um importante requerimento foi encaminhado ao Governo do Estado pelo deputado Vivaldo Costa (PSD), nesta terça-feira (17). O parlamentar, que também é médico, sempre tem direcionado pedidos que beneficiam a saúde pública norte-riograndense. 

Desta vez a solicitação de Vivaldo foi para a criação do centro de armazenamento de células-tronco no Rio Grande do Norte. Atualmente, esse tipo de terapia é utilizado no tratamento de doenças derivadas do sangue, como leucemia e outras anemias. 

As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em muitas categorias de células. Elas também podem se dividir e se transformar em outros tipos de células. Além disso, as células-tronco podem ser programadas para desenvolver funções específicas, tendo em vista que ainda não possuem uma especialização. Basicamente, as células tronco podem se auto-replicar, ou seja, se duplicar, gerando outras células-tronco. Ou ainda se transformar em outros tipos de células. 

"Acredito que se o Estado garantir o armazenamento desse material genético no Rio Grande do Norte, mais pessoas, especialmente crianças, terão mais efetividade em seu tratamento, uma vez que a celeridade no procedimento acarretaria em maiores benefícios à população e mais vidas seriam salvas", contou Vivaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário