quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Audiência Pública discutiu criação do curso de Webcomunicação no Ceres/UFRN Currais Novos

Um sonho antigo de Currais Novos começa a tornar-se realidade. A criação do curso de “Comunicação Social” no CERES/UFRN Currais Novos está a pouco mais de um ano de se concretizar, e, assim, consolidar a história de uma das maiores vocações do povo currais-novense: a comunicação. 

Em audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (19) na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Odon Júnior, a imprensa do município e de algumas cidades da região do Seridó e Trairi, apresentaram a “demanda social” do curso, destacando o pioneirismo de Currais Novos no jornalismo e radialismo no interior do Rio Grande do Norte, assim como apresentando a potencialidade que este setor representa para a sociedade local e o número de profissionais que trabalham nesta área. 

Em breve histórico sobre a imprensa currais-novense, Siderley Jatobá e Fátima Souza apresentaram dados importantes que servirão para pautar o Projeto Político Pedagógico do futuro curso de comunicação em Currais Novos. 

O início da atividade jornalística no município aconteceu no final do século XVIII com Ulises Telêmaco, e a cidade se destacou com o pioneirismo das rádios Brejuí, Sertaneja (primeira FM do interior do RN), e da Sidys TV a Cabo, primeira TV cabo do norte nordeste do Brasil, fundada em 1992. 

De acordo com dados, cerca de 500 pessoas trabalham direta e/ou indiretamente com comunicação em Currais Novos.

A CAPITAL DA COMUNICAÇÃO 

O pioneirismo da comunicação currais-novense é fruto do esforço de grandes homens, como Siderley Menezes, fundador da Sidys TV a Cabo. 

Em discurso carregado de emoções e com inúmeras pausas para aplausos da plateia, o empresário afirmou que a educação é o único caminho para o desenvolvimento de uma cidade. 

“Nos últimos 23 anos meu papel tem sido convencer que o município precisa de educação para se desenvolver, este é o embrião de tudo”, disse Siderley. 

Em documentário apresentado pela comissão de discussão da criação do curso, destaque para a produção televisiva dos 5 canais locais (TV COM/Universitária, Sidys Canal 4, TV Cristo Rei, TV Câmara e RPTV), e do jornalismo impresso, com dois jornais de circulação mensal, além de revistas com editorias sobre diversos assuntos. 

Após a apresentação da “demanda social”, os diretores do CERES e do DECOM, expuseram suas considerações sobre a criação do curso. 

“A demanda recebida formalmente pelo CERES foi de Currais Novos, com apresentação de documentação comprobatória que a cidade realmente dispõe de todas as habilidades e perfil para sediar o curso”, disse Ana. 

“Nosso trabalho é contribuir para o desenvolvimento educacional e profissional dos estudantes, formando grandes profissionais no interior do Estado, e acabando assim, com o mito que apenas a capital é capaz de oferecer cursos de grande porte”, completou. 

O vice-diretor do CERES afirmou que a abertura do curso em Currais Novos irá abranger um grande leque de especialidades como TV, rádio, internet e fotografia. 

Convidado especial da audiência, o chefe do DECOM, professor Sebastião Faustino, parabenizou a iniciativa da imprensa currais-novense e disse que este era um momento importante para a comunicação estadual. 

Durante seu discurso, Faustino apresentou um dado importante: entre 2000 e 2012, segundo a COMPERVE, Currais Novos foi o município do interior do RN que mais enviou alunos para o curso de Comunicação Social da UFRN, o que demonstra o perfil vocacional do município. 

“A nomenclatura solicitada ao Ministério da Educação para o curso em Currais Novos foi de ‘webcomunicação’, graduação inédita e que demandará um grande esforço para a formação do Plano Político e Pedagógico”, disse o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário