sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Henrique Alves reafirma apoio para regularizar o abastecimento de Currais Novos

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou de encontro na Governadoria, em Natal, na noite desta sexta-feira (21), para discutir soluções emergenciais e definitivas para o abastecimento de Currais Novos. 

O açude Dourados, principal manancial da cidade de 45 mil habitantes, secou e o açude Gargalheiras, que também abastece Acairi, tem apenas 12% da capacidade de armazenamento para fornecer água aos dois municípios seridoenses. 

Henrique Alves reafirmou o compromisso dele com a população de Currais Novos e o empenho para buscar recursos e executar os projetos mais viáveis. 

O ministro Garibaldi Filho, da Previdência Social, também participou da reunião. A governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada do secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego e do presidente da Caern, Yuri Tasso, explicou que os técnicos do governo estudam uma solução rápida por recomendação do ministério da Integração Nacional. 

Poços tubulares e até uma adutora de engate rápido com captação na barragem Armando Ribeiro Gonçalves (cerca de 100 quilômetros de distância) estão entre as possibilidades discutidas na reunião. A solução definitiva seria um ramal da adutora Serra de Santana, com 40 quilômetros, a partir de Florânia ou uma nova adutora partindo da barragem de Oiticica, ainda em construção. 

O projeto definitivo será objeto de um estudo mais detalhado e complexo, explicou o presidente da Caern, Yuri Tasso. O prefeito Vilton Cunha, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), o ex-deputado Zé Lins (PMDB), e representantes da Câmara Municipal de da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Currais Novos apelaram para o governo acelerar a elaboração de um projeto definitivo para regularizar o abastecimento local. 

“Se falta até água para o consumo humano, como poderemos pensar os projetos econômicos, como a mineração, que dependem de água”, argumentou a presidente da CDL, Francisca Galvão. 

O professor João Abner da UFRN, especialista em recursos hídricos, também participou da reunião e apresentou sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário