quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Prefeitura esclarece responsabilidades sobre serviços de esgoto em Currais Novos

A Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SEMOSU) informa à população que os serviços de coleta e tratamento de esgotos neste município são de responsabilidade do órgão estadual CAERN – Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte. 

Como parceira dos órgãos estaduais e federais, a Prefeitura presta apoio a quaisquer ações realizadas por estas entidades, e com relação à CAERN, busca contribuir para uma melhor prestação dos serviços à população, solicitando carros de limpa fossa e hidro jato, entre outros mecanismos que tragam soluções para os problemas enfrentados. 

Nesta semana, por solicitação da Prefeitura/SEMOSU, a CAERN iniciou os serviços de desobstrução dos esgotos nas ruas Monsenhor Paulo Herôncio, Paraíba e Francisquinho Mateus, buscando solucionar os transtornos causados pelo entupimento na rede de coleta. 

Alguns cuidados devem ser tomados pela população para amenizar os entupimentos na rede de esgoto, principalmente evitar o acúmulo de lixo na tubulação. 

Descarte de alimentos na pia da cozinha, papel higiênico, absorventes e preservativos no vaso sanitário, são alguns dos exemplos de resíduos que podem causar danos no encanamento. 

Em 2013, a Prefeitura realizou diversas ações em benefício do saneamento básico do município, contribuindo assim com as ações da CAERN. 

Foram realizados 1.243 atendimentos em domicílios que necessitaram de algum reparo na tubulação de esgoto, construídos 568 metros de tubulações, 20 unidades de “caixa de passagem”, e restauração de 516 metros de tubulações. 

Também foi realizada a fiscalização para combate do tamponamento de esgotos no leito do Rio São Bento, esgotamento de fossas em diversos bairros da zona urbana, e o saneamento da rua Riacho das Queimadas - onde antes funcionavam as lagoas de captação de esgoto da CAERN e que servia como escoamento de esgotos residenciais – com a instalação de 66 metros de canos de 200 milímetros (doados pela CAERN), e que servem para escoar os dejetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário