terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Críticas à mensagem anual da governadora dominam debate na primeira sessão do ano na AL

A primeira sessão do ano na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte teve como principal alvo dos debates a mensagem lida pela governadora Rosalba Ciarlini, em plenário, na abertura dos trabalhos legislativos na segunda-feira. 

Na manhã desta terça-feira (18), a deputada estadual Márcia Maia conduziu o debate que contou com o apoio de outros parlamentares. 

Márcia iniciou o pronunciamento falando da expectativa que possui para os trabalhos no Legislativo no ano de 2014. Segundo ela, uma série de projetos deverão ser apresentados pelo seu mandato, além claro, do projeto Copa Legal, que deverá ter a entrega dos selos antes da Copa do Mundo e a votação pelo fim do Voto Secreto. 

Mas o debate se deteve mesmo sobre a mensagem apresentada pela governadora. De forma dura, Márcia teceu críticas ao tom do texto e lamentou que, depois de três anos de governo, o Governo do Estado ainda veja “coisas começando a acontecer”. 

“É inconcebível que depois de quase três anos e dois meses de governo, Rosalba Ciarlini entre por esta porta e nos desafie, desafie o cidadão, ao dizer que as coisas estão começando a acontecer”, disse Márcia. 

A deputada citou o sucateamento da Emater, o fato de Natal aparecer entre as cidades mais violentas do mundo e questionou a afirmativa de que as finanças do RN estão equilibradas. 

“Como é que as finanças estão em equilíbrio se a governadora começou a atrasar os salários e meses depois seu próprio secretário de Finanças dá entrevista dizendo que o RN está quebrado tecnicamente?” 

Márcia se mostrou surpresa com a postura da governadora que dispensou a prerrogativa de fazer seu pronunciamento de pé em função dos protestos realizados durante a fala. 

“Nunca vimos isso na história do Rio Grande do Norte. Mas não veio porque talvez não quisesse enfrentar a manifestação daqueles que discordam ou estão insatisfeitos com o seu governo”, disse. 

Apoio

Acompanharam o tom do pronunciamento os deputados Ezequiel Ferreira (PMDB), Fernando Mineiro (PT), Larissa Rosado (PSB), Gesane Marinho (PSD), George Soares (PR) e Nelter Queiroz (PMDB) endossaram as críticas da parlamentar. 

“Temos poços tubulares que foram deixados pelo governo passado, mais de 700 perfurados, que há três anos o atual governo não consegue instalar e o povo passando dificuldades e a seca se agravando. Torci bastante para que o governo acertasse – porque quando a campanha passa, descemos do palanque – mas o que vemos e as pesquisas mostram, é uma má gestão”, disse Ezequiel Ferreira. 

Fernando Mineiro se referiu à mensagem como “fim de festa e repeteco de anos anteriores” e classificou o vídeo de fantasioso e de desrespeito à Casa Legislativa. 

O deputado disse que apesar da disposição dos deputados, o governo é “inajudável”. George Soares questionou o fato de em nenhum momento a governadora se referir às emendas parlamentares. 

“O governo não vem cumprindo com o compromisso com esta Casa. E nesses três anos já administrou um orçamento de mais de R$ 3 bilhões”. 

Para Larissa Rosado, a gestora “Ficou olhando pelo retrovisor as falhas do governo passado, mas esqueceu de dizer que a grande maioria das obras que ela cita se iniciaram na gestão passada”. 

Gesane Marinho classificou de “enganosa” a mensagem: “Infelizmente Rosalba se utilizou da abertura dos trabalhos da Casa e da audiência da TV Assembleia, mas passamos quase duas horas ouvindo algo que não é o Estado em que vivemos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário