sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Equipe da UFRN participa de Missão PLATO da Agência Espacial Europeia

A Agência Espacial Europeia (ESA) comunicou, nesta ultima quarta-feira, 19, em Paris, a escolha do Missão Espacial PLATO (Planetary Transits and Oscillations of Stars) para a exploração de novos planetas. 

O Grupo de Estrutura e Evolução Estelar (GE³) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é parte da missão, que tem lançamento previsto para 2014 e durará seis anos. 

PLATO é um tipo de telescópio espacial completamente novo, que usa uma rede de telescópios em vez de uma única lente ou espelho. 

As câmeras de alta qualidade trazem a vantagem de observar continuamente a partir do espaço, sem a interrupção do nascer do Sol ou o efeito tremido causado pela turbulência da atmosfera terrestre. 

Isso permite que PLATO descubra planetas menores que a Terra e a distância entre esses planetas e suas estrelas, semelhantes à distância Terra-Sol. 

Os astrônomos têm encontrado até agora mais de mil planetas fora do nosso Sistema Solar parecidos com a Terra em termos de tamanho e distância. 

Todos esses sistemas diferem significativamente de nosso em suas propriedades. PLATO irá estabelecer se os sistemas solares encontrados de fato são como o nosso, e se os planetas têm correspondência com a Terra. A missão será pioneira nessa busca por novos planetas para a investigação científica. 

O consórcio da missão é liderado pela pesquisadora Heike Rauer, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR). "PLATO começará um novo capítulo na exploração de planetas extra-solares", antevê a Rauer. 

"Vamos encontrar planetas que orbitam sua estrela na zona 'habitável' que suporta a vida: planetas onde se espera que a água líquida exista e onde a vida como a conhecemos pode ser mantida" completa a cientista. 

O professor José Dias do Nascimento, do Departamento de Física da UFRN, coordena o GE³, que conta atualmente com 13 membros, dentre os quais dois professores doutores ligados ao Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) e vários alunos de graduação (bolsas IC) e pós-graduação (bolsistas de mestrado e doutorado) e pós-doutorandos. 

José Dias participa oficialmente da Missão PLATO. Mais informações sobre o GE³ e a Missão PLATO podem ser encontradas no endereço eletrônico http://astro.dfte.ufrn.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário