terça-feira, 9 de junho de 2009

GOVERNO GARANTE TRATAMENTO DE LIXO PARA 65 MUNICÍPIOS.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), lançou na manhã desta terça-feira (09), o Plano Estadual de resíduos Sólidos, realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e que irá mudar a realidade atual do Rio Grande do Norte quanto à destinação final do lixo. O evento foi aberto pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza e teve a participação do representante do MMA, Silvano Silvério, de 37 prefeitos do RN, além de representantes dos catadores de lixo.

O evento marcou a assinatura do convênio entre os representantes dos municípios do Seridó e Oeste, que serão beneficiados com quatro aterros sanitários, em Currais Novos , Caicó, Pau dos Ferros e Umarizal. Depois de concluídos, no início de 2010, os aterros receberão 150 toneladas de resíduos por dia de 65 municípios do RN. O investimento é de R$ 14 milhões, recursos custeados através de um fundo, que recolherá 10% das licenças ambientais expedidas pelo Idema.

“Inicialmente, 40 municípios do Oeste e 25 do Seridó, mas o plano deverá ser ampliado para todo o RN. Vamos iniciar um diagnóstico da situação do estado quanto aos resíduos sólidos para depois criar consórcios entre os municípios e realizar a implantação de aterros”, explicou Iberê. Segundo dados apresentados pela Semarh, 92% dos municípios do Rio Grande do Norte não são o tratamento adequado ao lixo e jogam os resíduos em lixões.

O secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos destacou ainda que o Governo do Estado fará a implantação dos aterros, custeará os equipamentos e capacitará os gestores dos municípios. Todas as ações serão discutidas com os prefeitos. “O governo vai custear a construção dos aterros e incentivar a criação dos consórcios intermunicipais, que ficarão responsáveis pela operacionalização do sistema”, disse.

Fonte:Semarh.

Um comentário:

  1. É muito importante a execução dessas obras, pois irá despoluir parte do meio ambiente, principalmente, as águas dos nossos rios e reservatórios contudo ainda tem muito a se fazer, como instalações de filtros nas ndústrias, saneamento de esgotos com infra-estrutura para despoluição da água antes dela ser devolvida à natureza.

    ResponderExcluir