Uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer (LNRCC) e as prefeituras de Caicó e Jardim do Seridó está permitindo a realização de exames para identificação e prevenção de câncer colorretal hereditário na região do Seridó.
Até esta sexta-feira, 2, uma equipe coordenada pela geneticista Tirzah Braz Petta Lajus, professora do Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG), do Centro de Biociências (CB), promove uma série de palestras, discussões e análises para identificar e esclarecer sobre o tema, dentro do 1º Encontro dos Pacientes com Polipose Colônica do Seridó.
Estão sendo realizados atendimentos para os pacientes do estudo com geneticista, oncologista, mastologista e oftalmologista. Serão realizados testes genéticos, mamografias e colonoscopia em pelo menos 150 participantes com histórico deste tipo de câncer na família.
O projeto de extensão Identificação de indivíduos portadores de polipose colônica no Rio Grande do Norte faz parte do estudo de Tirzah Braz Petta, uma das 15 pessoas do mundo premiadas pelo trabalho, que visa reduzir a incidência, morbidade e mortalidade por câncer.
Este reconhecimento foi dado pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR), que concedeu a ela o Prêmio AACR Global-Scholar-In-Training Awards (GSITA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário