terça-feira, 17 de novembro de 2020

Candidatos empatam e o mais velho vence: entenda como eleição foi decidida na Paraíba


A corrida eleitoral à Prefeitura da cidade de Caraúbas, no interior da Paraíba, foi decida de uma maneira inusitada neste domingo (15). 

Após empate na votação entre os dois candidatos que disputavam o pleito, Silvado Dudu (DEM) venceu seu adversário Nerivan (MDB) por ser mais velho, se reelegendo como prefeito

A chapa de Silvano e o vice Zé de Laura (DEM) recebeu a mesma quantidade de votos que a chapa adversária, de Nerivan (MDB) e Pedro Correia (PC do B). 

No total, foram 1.761 votos para cada. No entanto, como o município tem 3.744 pessoas aptas a votar, e a legislação eleitoral só permite segundo turno para cidades com mais de 200 mil eleitores, a disputa foi decidida pela idade dos candidatos. 

A Lei 4.737/ 1965 prevê que o candidato mais velho deve assumir o cargo. Por esse motivo, Silvano se reelegeu por ter 52 anos, nascido em 12/03/1968, enquanto Nerivan nasceu em 24/11/1985 e tem 34 anos de idade.

Para assumir a prefeitura no 1º turno, o candidato precisaria obter maioria absoluta - 50% mais um - dos votos válidos. Votos brancos e nulos não entram nessa conta. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) esclarece que essa condição da existência do 2º turno é válida somente às cidades com mais de 200 mil eleitores

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário