quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Em reunião com multinacional chinesa, Estado busca mais investimentos em energia eólica


Atenta à posição estratégica do Rio Grande do Norte como líder nacional na produção de energia eólica, a governadora Fátima Bezerra recebeu na tarde desta terça-feira (17), o vice-presidente da Mingyang Smart Energy, Larry Wang. 

A chefe do Executivo estadual deu continuidade à discussão sobre a instalação no RN da multinacional chinesa que ocupa a terceira posição em produção de energia offshore na China e o sexto lugar no mundo, atuando ainda com a produção de energia solar e elétrica. 

O Governo do RN e a empresa discutiram, especificamente, novos investimentos para geração de energia eólica offshore (em alto mar). 

A governadora Fátima Bezerra declarou: “Não mediremos esforços para trazer estes investimentos para o nosso estado”. 

Empenhado no desenvolvimento do setor, em outubro o Governo do RN instalou o Grupo de Trabalho para o Polo em Referência em Produção de Energia Limpa e Renovável do Rio Grande do Norte, formado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), no âmbito da Câmara Setorial de Energia. 

Segundo Larry Wang, a intenção da multinacional é instalar em solo potiguar uma fábrica de peças como turbinas, hélices e motores. Sobre os benefícios da vinda da Mingyang para o RN, ele disse que “não é somente entrar no mercado brasileiro, mas, ser um motor para o crescimento econômico e para o mercado da energia renovável regional”. A empresa enviará ao Governo um plano de metas e itens necessários à sua fixação no RN. 

“Sinto um forte apoio da governadora e da sua equipe técnica. Trabalharei para que nosso projeto seja desenvolvido aqui”, finalizou o empresário. As usinas da Mingyang instaladas no mar já operam na China, Alemanha e Reino Unido, entre outros países, e produzem atualmente 8.3 mw cada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário