segunda-feira, 31 de maio de 2021

PGR pede ao Supremo para investigar Ricardo Salles

A PGR pediu ao Supremo Tribunal Federal para investigar Ricardo Salles. A ministra Cármen Lúcia será a relatora do caso envolvendo o ministro do Meio Ambiente. O pedido foi feito a partir de notícia-crime apresentada contra Salles pelo delegado federal Alexandre Saraiva. 

Ele alegou que Salles tentou atrapalhar investigação sobre apreensão de madeira da história e defender o interesse de madeireiros ilegais.

No pedido, a PGR diz que o ministro pode ter cometido os crimes de advocacia administrativa; obstrução de fiscalização ambiental e de investigação sobre organização criminosa. 

O órgão solicita ainda que proprietários de terras envolvidos na operação Handroanthus sejam ouvidos, assim como servidores do Ibama e policiais federais que participaram da fiscalização ambiental que levou à operação. 

A base do pedido de investigação é justamente a apuração sob tutela de Alexandre de Moraes, do STF, que excluiu a PGR da operação. 

“Indicaram-se, naqueles autos, diversos episódios de atuação desses servidores em descompasso com as recomendações técnicas, com o objetivo de promover a regularização de cargas exportadas irregularmente apreendidas.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário