sexta-feira, 20 de abril de 2012

Colégio Atheneu receberá homenagem na AL pelos seus 178 anos na próxima segunda-feira.

Uma das escolas mais antigas do estado receberá uma justa homenagem na próxima segunda-feira (23). Uma sessão solene será realizada no Plenário da Assembléia Legislativa em homenagem aos 178 anos da Escola Estadual Atheneu Norte Riograndense. 

A proposição é da deputada estadual Márcia Maia. Na oportunidade, a parlamentar irá dar detalhes do projeto de lei que irá apresentar em favor da criação do Memorial Ruy Pereira, no Colégio Atheneu, com todos arquivos, documentos, fotos e objetos que marcaram a história da escola mais antiga do país. 

Além disso, Márcia ainda irá solicitar através de requerimento o reconhecimento da atual sede da instituição de ensino patrimônio histórico-cultura do RN. "O Colégio Atheneu tem uma história de pioneirismo. Até 1902 o seu corpo discente era formado somente por alunos do sexo masculino, mas já em janeiro de 1903, mostrando sua grande abertura as mudanças, ocorreram as primeiras matrículas de alunas mulheres", destacou Márcia. 

A parlamentar pessebista lembrou ainda outros trechos da história gloriosa da instuição que, segundo ela, é motivo de muito orgulho para todos os Norteriograndenses. "Nada mais justo que homenagear essa nobre Instituição de Ensino pela contribuição dada ao povo potiguar e pelos seus 178 anos", finalizou. 

A sessão solene reunirá não apenas ex-alunos, professores e diretores que passaram pela escola, mas também representantes da atual gestão da escola, Estado, Município, Tribunal de Contas, Judiciário, UFRN, além de vereadores, deputados federais, sindicatos, dentre outros. 

 Saiba mais

A escola localizada no bairro de Petrópolis foi fundado em 03 de Fevereiro de 1834 pelo presidente da província do Rio Grande do Norte, Basílio Quaresma Torreão. Em sua ilustre e longa lista de alunos é possível citar personalidades como Café Filho, único potiguar a ocupar a Presidência da República do Brasil. Além dele, outros importantes nomes do cenário norte-riograndense como o poeta e romancista Ferreira Itajubá, a ex-Governadora Wilma de Faria e os ex-governadores Juvenal Lamartine; Cortez Pereira, Geraldo Melo e Aluízio Alves, além do ministro Garibaldi Alves Filho também passaram pelas cadeiras e corredores da instituição quase bicentenária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário