quinta-feira, 26 de abril de 2012

Projeto quer transformar sede do Atheneu em patrimônio histórico-cultural do RN.

O primeiro passo para transformar o Colégio Atheneu, a escola mais antiga do Brasil, foi dado. A deputada estadual Márcia Maia (PSB) já apresentou requerimento no plenário da Assembleia Legislativa para que o processo de tombamento como patrimônio histórico-cultural do prédio seja iniciado. 

 Segundo a parlamentar, é fundamental que a escola instalada atualmente no bairro de Petrópolis, possa ter seu prédio tombado para que a história e a arquitetura arrojada da construção possa ser respeitada e que a unidade de ensino possa passar por um processo de restauração e reestruturação.

"Apresentamos este requerimento para que a Fundação José Augusto possa dar o passo seguinte nesse processo e que, assim, o resgate de um pedaço importante da história do Rio Grande do Norte possa ser resguardado", afirmou a deputada estadual. 

São incontáveis os personagens ilustres da história do RN e destacou nomes importantes como o fundador Basílio Quaresma Torreão, Luiz da Câmara Cascudo; Celestino Pimentel; Olindina Lima Gomes da Costa, Celestino Pimentel, Pedro Velho; Augusto Severo; Floriano Cavalcante de Barros; Café Filho; Aluízio Alves; Garibaldi Filho; ex-governadora Wilma de Faria, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário