Com a necessidade de encarar desafios da agricultura familiar que vive hoje o país e principalmente o estado do RN, em especial no que diz respeito ao modo certo de cuidar da gestão da propriedade rural e do empreendedorismo rural, a prefeitura municipal através da secretaria de agricultura em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) está realizando o curso sobre o “Programa Negócio Certo Rural” objetivando contribuir para as melhorias do gerenciamento das atividades agro-familiares, como também, promover a mudança de comportamento e de atitude dos produtores rurais, incentivar os jovens a identificarem ideias de negócio na propriedade familiar, contribuindo assim, para a geração de renda e melhorar a qualidade de vida dos produtores e seus familiares.
O programa foi formatado pelo CNA/SENAR e o SEBRAE. As aulas são realizadas no centro de capacitação da Emater local, sendo esta também parceira do curso, com uma turma de 15 alunos. O público alvo são produtores rurais, suas famílias, jovens e trabalhadores do meio rural, e as aulas são a cada 15 dias com carga horária de 46 horas, sendo 40 horas em sala e 06 horas de consultoria.
De acordo com o secretario de agricultura Wallace Frade “a importância desse curso é ajudar os agricultores a se capacitarem para melhor saberem cuidar de seus negócios, agregando valor a sua propriedade, e ao que é nela produzido, aliando o conhecimento prático já existente com os conhecimentos sobre empreendedorismo.
Porém caberá a cada cursistas colocar em prática o aprendizado adquirido ajudando assim ao homem do campo a permanecer com sua família na sua propriedade, por isso a gestão municipal tem investido bastante em capacitação para os agricultores”, enfatizou o secretário. O curso está sendo ministrado pelos consultores Fátima Medeiros e Fernando José do Sistema CNA/SENAR/SEBRAE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário