quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Comissão da Verdade da UFRN conclui pesquisa documental até junho

O trabalho da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reúne testemunhos de 51 depoentes coletados durante o ano de 2013, além de intensa pesquisa documental, que deve ser concluída em junho próximo. 

A Comissão se prepara agora para compilar os dados e depoimentos a respeito da violação dos direitos humanos contra integrantes da comunidade acadêmica da UFRN, praticada pela ditadura militar do país. Para tanto, 16 pessoas, desde a presidência da Comissão, incluindo secretaria executiva e bolsistas, estão envolvidas na organização e catalogação de documentos, transcrição de cerca de 200 horas de gravação em áudio, 110 horas de depoimentos e entrevistas em vídeo, além da redação do relatório final. 

O documento será entregue à Reitora da UFRN mediante audiência pública em Natal e à Comissão Nacional da Verdade, em Brasília, além de ficar disponível na Biblioteca Central Zila Mamede para pesquisa e acesso público. 

O assunto tem mobilizado governos e sociedade e, no Rio Grande do Norte, mais três comissões estão sendo instaladas para apurar a violação dos direitos humanos praticada pelo regime militar brasileiro, que são: Comissão da Verdade do Município de Natal, Comissão da Verdade da Associação Norte-rio-grandense dos Direitos Humanos e Comissão da Verdade da OAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário