sábado, 16 de dezembro de 2017

Empatados, Alckmin e Bolsonaro perderiam para Lula no segundo turno

Nova sondagem do DataPoder360 mostra que se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o vencedor no 1º e no 2º turno. 

De acordo com a pesquisa, que ouviu 2.210 brasileiros entre os dias 8 e 11 de dezembro, no cenário de segundo turno, o desempenho do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do deputado Jair Bolsonaro (PSC) aparece quase idêntico. 

Na simulação, o tucano perderia para Lula por 41% a 28%, enquanto o deputado seria derrotado pelo petista por 41% a 30%. 

Considerando a intenção de voto estimulada, Lula aparece com 29,9%, Bolsonaro tem 21,7% e a ex-senadora Marina Silva, 10%. Alckmin tem 8% das intenções de voto e Ciro Gomes (PDT), 6%. 

A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. Vale ressaltar que o ex-presidente Lula enfrenta julgamento em 2ª instância em janeiro e pode ficar de fora da disputa eleitoral. 

Considerando essa possibilidade, o DataPoder testou um cenário sem o petista. Sem Lula, Bolsonaro aparece como líder absoluto com 23% das intenções de voto. 

Ciro Gomes e Marina Silva pontuam 10% cada e Alckmin tem 7%. 

Metodologia 

O DataPoder360 faz suas pesquisas por meio telefônico a partir de uma base de dados com cerca de 80 milhões de números fixos e celulares em todas as regiões do país. 

A seleção dos números discados é feita de maneira aleatória e automática pelo discador. O estudo é aplicado por meio de um sistema IVR (Interactive Voice Response) no qual os participantes recebem uma ligação com uma gravação e respondem a perguntas por meio do teclado do telefone fixo ou celular. 

Só ligações nas quais o entrevistado completa todas as respostas são consideradas. Entrevistas interrompidas ou incompletas são descartadas para não produzirem distorções na base de dados. 
Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário