segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PMDB precisa ter candidato a prefeito de Natal, senão some.

Desde o antigo MDB [Movimento Democrático Brasileiro], o PMDB do Rio Grande do Norte vive o protagonismo político de três nomes da mesma família: Aluizio Alves, Garibaldi Alves Filho e Henrique Eduardo Alves.

Todos eles, sem exceção, galgaram cargos relevantes na representação política local e também na nacional. Ao longo de quase 50 anos de partido estes três peemedebistas foram eleitos deputado, senador da República, prefeito da capital, governador [Garibaldi Filho foi único que ocupou todos estes cargos].

No passado, Aluizio Alves chegou a ministro de estado. Hoje, Garibaldi Filho é titular do Ministério da Previdência e Henrique Eduardo Alves é líder do PMDB na Câmara dos Deputados, casa que deverá presidir em breve.

Por conta do protagonismo da família Alves, houve pouco ou nenhum espaço para políticos com sobrenome diferente.

Geraldo Melo foi eleito governador em 86 mas ficou refém dos Alves até o último dia do mandato, sem condições de candidatar-se a senador em 90, como desejava [Melo negou-se passar o governo ao vice Garibaldi Alves, o pai].

No âmbito da capital, só deu Alves. Garibaldi Alves foi eleito prefeito em 85 e Henrique disputou mas perdeu em 88 e 92. De lá para cá, o PMDB decidiu desempenhar o papel de coadjuvante nas eleições de Natal para dar prioridade aos projetos estadual e nacional dos primos Garibaldi Filho e Henrique Eduardo.

Ou seja, o PMDB não apresenta candidato majoritário em Natal há quatro eleições: 1996, 2000, 2004 e 2008. Time que não joga não tem torcida. Ao longo desse tempo, o partido encolheu na capital. E envelheceu.

A cúpula do PMDB está consciente que não pode deixar de apresentar candidatura própria neste ano de 2012. E tem reafirmado a candidatura do deputado estadual Hermano Morais.

Preterido em 2008, Hermano Morais surge como bom nome do partido para esta eleição após ter tido boa votação no último pleito estadual e ter protagonizado quatro mandatos de vereador em Natal.

Hermano alia experiência legislativa à administrativa por ter sido gestor público no desempenho de suas funções como funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal. Sem dúvida, trata-se de um quadro qualificado do partido. Mas isso não lhe basta para obter sucesso na próxima eleição.

Além de se tornar conhecido do eleitorado, o desafio de Hermano Morais é reconstruir toda máquina eleitoral do PMDB em Natal. Não é missão fácil. Apoio da boca para fora não se traduz em voto. Henrique Eduardo Alves e Garibaldi Filho terão de fazer Hermano Morais protagonista desta história.
Diógenes Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário