sexta-feira, 13 de abril de 2012

Técnicos da Semarh serão treinados em Brasília para operar “Sala de Situação”.

Os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos iniciam na segunda-feira (16) o treinamento de operação da “Sala de Situação”. O objetivo desta sala é monitorar e alertar com antecedência sobre a possibilidade de inundações.

O treinamento oferecido pela Agência Nacional de Águas (ANA) se estende até o dia 19 de abril, além da Semarh, um técnico da Defesa Civil e um da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) também participam da capacitação denominada “Sistemas de Gerenciamento de Dados Hidrológicos para Uso nas Salas de Situação Estaduais”. O programa inclui a apresentação das salas e as estratégias de trabalho previstas. Também será apresentada a experiência das salas de Pernambuco e Alagoas que estão em funcionamento há um ano.

Os equipamentos da sala estão sendo enviados pela ANA, órgão federal que o Governo do Estado mantêm convênio para realização deste trabalho. A sala de comando, que ficará localizada na sede da Semarh, está montada, faltando poucos equipamentos para a operação definitiva. Além desta sala, os dados em campo serão coletados por 13 estações, sendo que sete já estão instaladas e outras seis novas também serão montadas. Os testes para o trabalho de monitoramento iniciam logo após o treinamento dos técnicos com as estações já existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário